Cenografia Revista

Processos de criação por Nando Lima

A criação de seis (6) vídeos abordando reflexões estéticas e técnicas da CENOGRAFIA; mostrando processos de criação de espetáculos realizados ao longo de 36 anos ininterruptos de trabalho, iniciando essa linha do tempo em 1985, (ano da criação do meu primeiro cenário) até os dias atuais, envolvendo seus aspectos poéticos e elementos formais, usando textos, fotografias, e vídeos do meu arquivo pessoal, e objetos físicos e digitais (feitos em 3D) criados especificamente para esses vídeos.

Site-01--copy.jpg
O trabalho começa aqui na abertura das caixas arquivos

Nossa história

A cenografia teatral, ainda é um assunto difícil de ser encontrado, mesmo na web, ao pesquisar, grande parte dos sites, fotos, e vídeos encontrados diz respeito a cenografia para feiras e eventos puramente comerciais, encontrar informações sobre cenografia como linguagem, como parte integrante da criação teatral é quase um tabu, os artistas que se dedicam a essa escritura da cena são raros, e pelo próprio caráter efêmero que é parte da essência do ofício tendem a ser invisibilizados assim como suas criações.

Quando propomos um recorte local sobre o assunto, ficamos ainda mais restritos sobre informações, pois é claro que o TEATRO feito aqui no estado do Pará, tem seu próprio modo de produção adaptado as condições reais do contexto em que está inserido, a cultura local impõe seus valores, temporalidades, e exigem uma adequação em todos os aspectos da realização de um espetáculo teatral. Isso não é uma regra, é uma forma de sobrevivência, pois se o teatro é um ser humano diante do outro, é necessário que haja um acordo para o fato existir.

Durante 36 anos tenho trabalhado com essas condições do fazer teatral local, acumulei um vasto acervo material que registram a memória desses trabalhos, peças, vídeos, fotografias, textos, desenhos, que foram e são parte integrante dos processos de criação; construções artísticas realizadas em parcerias com diversos artistas dos vários Grupos de Teatro de Belém. Material suficiente para ser analisado, reprocessado, e principalmente colocado a disposição de interessados de maneira geral, estudantes, técnicos, pesquisadores, e claro a comunidade que serviu de inspiração para a criação desses universos cenográficos.

Portanto este site acompanhará a criação de seis (6) vídeos,  abordando os vários  aspectos da criação cenográfica seus aspectos formais poéticos e estéticos, serão um exercício de criação baseado na pesquisa, na memória, no afã de consolidar um trabalho sempre em andamento e mutante, que desafia sempre o olhar dos criadores, e principalmente tenta por vias muito diversas servir ao teatro e chegar ao seu objetivo final que é o público, aquele que assiste e testemunha sua eficácia e compartilha sua existência.

Públicado em 30-10-2021
Leve-Barato5.jpg
O Teatro Experimental do Pará Waldemar Henrique

O Teatro Experimental do Pará Waldemar Henrique, é fundamental para mim , pois nele eu construí minha primeira cenografia, em 1985 e de 1999 a 2005 fui o Diretor Administrativo  do TEPWH.

Nesse teatro realizei vários trabalhos, algumas vezes como diretor do espetáculo, outras vezes como cenógrafo convidado de algum dos vários grupos de teatro do Pará .

Sendo um prédio adaptado a função teatral, pelo cenógrafo Luís Carlos Ripper, em 1979, é uma sala de desenho singular, onde é possível construir a cenografia com a liberdade que uma boa dramaturgia exige.

Para esse processo estou montando um Construto Virtual, que emula as características da sala de espetáculos do TEPWH, onde será possível "reconstruir" os objetos cenográficos, adereços de cena, e iluminação de alguns dos trabalhos que realizei naquele palco.

Públicado em 01-11-2021

Realização

fcp logo definitivo.jpg
Governo-do-Pará-Vertical.png
Projeto selecionado:
EDITAL PRÊMIO VICENTE SALLES DE EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA 2021 FCP/PA
#premiovicentesallesFCP2021